As vendas do Windows 8 parecem estar caindo timidamente conforme as expectativas dos analistas. E, apesar de seus melhores esforços de design e engenharia, a Microsoft continua lutando para conseguir algo mais do que um ponto de apoio no mercado de smartphones.
E ainda o sucesso da Microsoft com o Xbox continua a ser uma mina de qualquer argumento, que a empresa é extraordinariamente incapaz de entender os desejos dos consumidores.
O Xbox 360 realizou seu trabalho nesses sete anos, mas a Microsoft está na posição invejável, de ser capaz de esperar pelos rivais Nintendo e Sony para revelar seu novo console da próxima geração de jogos antes de divulgar o seu próprio.
Microsoft, sem dúvida, precisa vir para cima com um console de próxima geração para se manter competitiva. Mas a gigante do software se colocou em uma posição tão forte com o Xbox 360, juntamente com o Xbox Live e o Kinect, sensor de movimento, que pode ver como Nintendo e Sony vão jogar as suas cartas antes de colocar sua própria mão sobre a mesa.
Provavelmente a Microsoft vai oferecer alguns detalhes sobre o seu console antes da feira E3, em junho, talvez em um evento no dia 21 de maio. Não há nenhuma garantia, é claro, que a Microsoft vai permanecer no topo nos Estados Unidos. Mas a Microsoft provou ser extremamente hábil no mundo dos jogos.